sábado, 7 de janeiro de 2012


Conheça técnicas para limpar os móveis

Cada vez mais os móveis estão sofisticados e ao mesmo tempo práticos. Eles trazem beleza ao ambiente, porém exigem cuidados específicos na hora da limpeza. Fórmica, mármore, couro, entre outros materiais, podem se estragar apenas pela escolha errada do produto a ser usado para sua manutenção.
Conheça técnicas para limpar os móveis
Para saber qual a maneira correta de limpar seus móveis, a primeira dica é verificar se há alguma etiqueta ou instrução de uso mostrando quais os produtos específicos são destinados para sua limpeza. Nada de fazer experiências que não estejam de acordo com as orientações do fabricante: a economia na compra de um novo produto pode se transformar em prejuízo, caso o móvel fique manchado ou estragado após a limpeza.
Confira algumas orientações sobre como limpar diversos materiais:

Fórmica
O que usar: como sua superfície não é porosa, ela impede a retenção de sujeira e não permite que haja a proliferação de fungos e bactérias. Basta um pano úmido embebido em água e sabão, detergente neutro ou álcool para garantir a limpeza e durabilidade.
O que não usar: produtos com cera, silicone, solventes e abrasivos, como sapóleo e esponjas de limpeza duas faces.

Mármore/granito 
O que usar: para limpar use somente sabão neutro, água e esponja sem abrasivo. Limpe sempre com a esponja do lado liso. Para que a durabilidade da pedra seja maior passe um impermeabilizante nelas.
O que não usar: alvejantes, saponáceos, escovas, palha de aço, álcool e sabão de coco, ceras naturais e resina são proibidos! Além de retirar o brilho da pedra, este tipo de limpeza abre caminho para sujeira se instalar.

Laca
O que usar: para que não percam o brilho e a beleza devem ser lavados com um pano embebido em água com um pouco de amoníaco. Para retirar as manchas dos móveis laqueados de branco esfregue um pano embebido em leite puro ou em água. Este tratamento costuma deixar a peça com aspecto de recém-pintada.
O que não usar: álcool ou derivados na limpeza das peças. Também evite deixar a peça laqueada no sol para evitar mudança na sua tonalidade, além de ressecar a pintura.

Vime/ratam/sisal/bambu/juta
O que usar: os móveis com esse acabamento devem ser limpos regularmente com espanador ou com pano seco e macio.
O que não usar: solventes como tíner, aguarrás ou removedor. Não exponha o móvel a luz solar e à umidade, eles são próprios para decoração interna.

Couro
O que usar: devem ser limpos com um pano macio com água e sabão de coco, uma vez por mês. Esfregue o sabão com o pano, e depois retire bem com um pano limpo molhado em água. Deixe secar e dê o lustro. Para conservar limpe regularmente faça uma pasta com uma parte de vinagre e duas de óleo de linhaça. Passe depois um pano macio para retirar o excesso.
O que não usar: produtos químicos como álcool, alvejantes, sabões concentrados, óleos, vinagres, que podem desbotar as peças. Esses móveis não são indicados para uso em áreas externas. De seis em seis meses, faça uma hidratação com pessoal especializado.

Inox
O que usar: manchas devem ser retiradas com uma solução de produto de limpeza à base da amônia (sem cloro na composição) em água morna, na proporção de duas partes do produto para uma de água. Passe a solução no móvel, no sentido longitudinal, sem movimentos circulares e, após a limpeza, retire o excesso do produto com um pano macio umedecido em água morna e seque bem.
O que não usar: Esponjas de aço, saponáceos e abrasivos, que podem riscar e provocar manchas.

Madeira envernizada
O que usar: Qualquer lustra-móveis disponível no mercado limpa rapidamente as superfícies de madeira. A cera sólida dá um acabamento mais sólido e duradouro do que o lustra-móveis líquido ou em spray e é recomendada para móveis antigos. Se você usar luvas de algodão para encerar os móveis, eles não ficarão marcados com impressões digitais. Limpe móveis de madeira envernizada com um pano embebido em chá, depois passe outro pano seco para dar brilho.
O que não usar: sabões, palhas de aço e produtos abrasivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.